O Instagram e o Facebook, pertencentes à Meta, anunciam o lançamento do serviço Meta Verified no Brasil. Agora, os usuários terão a opção de pagar R$ 55 por mês para obter o selo de verificação, símbolo azul que confirma a segurança das contas.
O Meta Verified já está disponível em países como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia e Índia, oferecendo além do selo de seleção outros benefícios, como proteção contra perfis falsos, suporte técnico humano e recursos exclusivos de compartilhamento de conteúdo.
Para assinar o serviço, é necessário ter 18 anos ou mais, apresentar uma cópia de um documento de identificação e ter um histórico de postagens não divulgadas. Essa medida segue a tendência do Twitter, de Elon Musk, que também começou a cobrar por seu serviço pago, o Twitter Blue, para oferecer selos azuis e benefícios extras.
Essa nova estratégia de cobrança reflete a busca das grandes empresas de tecnologia por novas formas de monetização, à medida que a tradicional enfrenta desafios. Resta acompanhar como os usuários brasileiros irão receber essa mudança e qual será o impacto nas sensações online.