O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu a uma taxa anual de 2,7% no quarto trimestre de 2022, segundo a segunda estimativa divulgada pelo Bureau of Economic Analysis nesta quinta-feira (23). O crescimento ficou abaixo da expectativa do consenso Refinitiv, que era de 2,9%, mas representou uma revisão para cima de 0,2 ponto porcentual em relação à primeira estimativa divulgada em janeiro.
No terceiro trimestre do ano, o PIB real subiu 3,2%. Já o PIB em dólares correntes aumentou 6,7% na taxa anual no quarto trimestre, atingindo um nível de US$ 26,15 trilhões.
O índice de preços das compras internas brutas aumentou 3,6% no quarto trimestre, uma revisão para cima de 0,4 ponto porcentual em relação à estimativa anterior. Já o índice de preços das despesas de consumo pessoal (PCE) registrou um aumento de 3,7%, com uma revisão em alta de 0,5 ponto porcentual. Excluindo os preços de alimentos e energia, o índice de preços do PCE aumentou 4,3%, uma revisão para cima de 0,4 ponto percentual.
O resultado do PIB dos Estados Unidos no quarto trimestre de 2022 reflete um cenário econômico ainda afetado pela pandemia da COVID-19, mas com sinais de recuperação. O país segue monitorando o avanço da vacinação contra o vírus e implementando medidas para estimular a atividade econômica.