fbpx

Administração Biden Cria Passagens Na Cerca Construída Por Trump Na Fronteira Dos EUA Com O México

O senador Ted Cruz, do Partido Republicano dos Estados Unidos, gerou grande repercussão nas redes sociais ao alegar que a gestão do presidente Joe Biden, do Partido Democrata, teria deliberadamente aberto a cerca que divide a fronteira do Arizona com o México para permitir a entrada de imigrantes ilegais no país.

Em uma postagem no X (anteriormente conhecido como Twitter), Cruz compartilhou um vídeo mostrando aberturas nos portões da fronteira e afirmou: “A administração Biden abriu o muro da fronteira de Trump em Tucson, Arizona.

Não é uma crise de imigração. É intencional.” Ele ainda acrescentou: “Isso… é… loucura.”

A alegação de Cruz rapidamente ganhou tração nas redes sociais, com muitos usuários usando a hashtag #ImpeachBiden em suas postagens.

No entanto, é importante esclarecer que, embora o vídeo seja autêntico, a afirmação de que as cercas foram abertas para facilitar a entrada de imigrantes ilegais nos Estados Unidos é falsa.

Funcionários da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP) têm aberto espaços ao longo da cerca na fronteira sul do Arizona durante a temporada de monções do estado, que geralmente ocorre de meados de junho até o final de setembro, desde 2009.

Essa medida é tomada para evitar danos causados por fortes chuvas.

Um porta-voz do CBP esclareceu: “As cercas no setor de Tucson foram construídas em vários momentos entre 2009-2021.

Ao longo da história da infraestrutura, durante a época das monções e antes de potenciais chuvas fortes ou inundações, o CBP abriu comportas de drenagem de águas pluviais para garantir uma drenagem adequada e minimizar potenciais impactos na infraestrutura.”

É relevante notar que o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, investiu US$ 16,4 bilhões (cerca de R$ 80 bilhões) na expansão da construção de barreiras ao longo da fronteira sul durante seu mandato.

Essa cerca, com pouco mais de 730 quilômetros de extensão, atravessa quatro estados: Novo México, Arizona, Califórnia e Texas.

A questão da fronteira e da imigração continua sendo um tópico controverso e politicamente carregado nos Estados Unidos.

LEIA TAMBÉM