Autoridades mexicanas informaram que pelo menos 39 pessoas morreram em um incêndio que ocorreu em um centro de detenção de imigrantes na fronteira México-EUA na cidade Ciudad Juarez, no norte do México, em 27 de março de 2023.
As vítimas, principalmente imigrantes venezuelanos, foram retiradas do prédio pelo corpo de bombeiros e equipes de emergência.
O incêndio teve início no escritório do Instituto Nacional de Migração (INM), depois que cerca de 71 migrantes foram levados das ruas da cidade para o abrigo.
A causa do incêndio ainda não foi divulgada, e o INM iniciou uma investigação sobre o incidente.
Este é um dos piores incêndios em um centro de detenção de imigrantes no México, que tem enfrentado níveis recordes de travessias em sua fronteira com os Estados Unidos nos últimos anos.
Ciudad Juarez é um importante ponto de passagem para imigrantes que tentam fazer a jornada através da fronteira para os Estados Unidos, e seus abrigos estão cheios de imigrantes esperando por oportunidades para atravessar ou que estão esperando o processo de asilo.
A Comissão Nacional de Direitos Humanos do governo foi convocada para ajudar os imigrantes, e as autoridades consulares foram acionadas para identificar os mortos.