fbpx

Anatel inicia bloqueio das “TV Box” não homologadas

Iniciado em março de 2023, a Anatel(Agência Nacional de Telecomunicações) está realizando uma operação para combater a pirataria através de “Caixas de TV” não homologadas. A agência identificou cinco irregularidades envolvendo os equipamentos, incluindo risco à segurança cibernética, utilização de equipamento nãohomologado e prejuízo à ordem econômica e à competição.

a Anatel ja começou a desativar esses aparelhos remotamente, e os clientes têm reclamado diretamente com a própria Anatel que suas “TV Box(Caixas de TV) piratas” pararam de funcionar após o bloqueio. As “Caixas de TV” são utilizadas para receber de forma ilegal o sinal de TV por assinatura e serviços de streaming através da internet.

No entanto, esses equipamentos oferecem riscos à rede de computadores e aos usuários, além de permitirem acesso a conteúdos protegidos por direitos autorais.

A Anatel irá bloquear os servidores centrais que fornecem sinais ilegais para as “Caixas de TV”(TV Box). Cada servidor tem um IP único, e o bloqueio será feito pelas empresas que fornecem internet.

Novos bloqueios serão realizados caso novos servidores e IPs surjam.

É importante ressaltar que há meios legais de assistir TV pela internet, incluindo modelos legalizados que exigem assinatura periódica ou canais abertos, que não serão afetados pelo bloqueio.

Apesar de serem ilegais, as “TV Box piratas” são facilmente encontradas em grandes sites de comércio eletrônico.

LEIA TAMBÉM