O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) lançou uma nova iniciativa que permite aos motoristas quitar suas multas de trânsito com até 40% de desconto.
Isso é possível através da adesão ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), que exige que os condutores reconheçam a infração e abram mão de apresentar defesa ou recurso à notificação.
A adesão ao SNE foi anunciada pelo governador Tarcísio de Freitas em 15 de março de 2023 e é parte de um amplo pacote de transformação digital no estado, coordenado pela Secretaria de Gestão e Governo Digital.
Através do SNE, os motoristas também podem ter acesso aos detalhes de cada multa, reconhecer o cometimento da infração, copiar o código de pagamento e realizar a indicação do condutor responsável pela infração.
A adesão é possível para qualquer proprietário de veículo automotor, pessoa física ou jurídica, que deve estar previamente cadastrado no portal da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ou no aplicativo da CDT, disponível para os sistemas Android e iOS.
Com a implementação do SNE, os custos de processamento das multas aplicadas pelo Detran.SP são reduzidos, economizando mais de R$1 milhão ao mês com custos de remessas de correspondências.
A oferta do desconto é baseada justamente na economia de custos obtida por meio da digitalização do processo de aviso e das cobranças, das dispensas da impressão das notificações de autuação e de infração e da análise dos eventuais recursos.
No entanto, vale ressaltar que a adesão ao SNE é facultativa. Aqueles que não se cadastrarem no meio eletrônico continuarão recebendo as notificações de multas por correspondência, mas não terão direito ao desconto de até 40%.
Portanto, é importante alertar os motoristas que já possuem o Carteira Digital de Trânsito (CDT) instalado para que façam a atualização do aplicativo para a nova versão (iOS e Android) a fim de que tenham acesso ao benefício da conexão do Estado de São Paulo ao SNE.