A greve dos roteiristas de cinema e televisão de Hollywood que começou na segunda-feira (2) já está afetando as produções da indústria. O sindicato Writers Guild of America (WGA) está em negociação com os principais conglomerados de entretenimento, mas até o momento não houve acordo.
A greve afetou várias produções, com anúncios de cancelamentos, mudanças de status e paralisações. Entre as produções afetadas estão “Cobra Kai”, que já teve a produção interrompida, “Abbott Elementary”, que pode ter a quantidade de episódios alterada, e “Yellowjackets”, cuja co-criadora Ashley Lyle declarou estar ansiosa para retomar a produção quando houver um acordo justo.
Os programas de variedades também foram afetados pela greve. “Last Week Tonight with John Oliver”, “The Late Show with Stephen Colbert”, “Jimmy Kimmel Live”, “The Tonight Show Starring Jimmy Fallon” e “Late Night with Seth Meyers” não serão transmitidos ao vivo e exibirão reprises. O “Saturday Night Live” cancelou o programa que seria apresentado por Pete Davidson.
Apesar da greve, a Casa do Dragão, da HBO, não sofrerá alterações, pois a segunda temporada já teve o roteiro concluído. E ainda não há riscos para o Emmy 2023, mas a TV Academy permitiu que as empresas façam ajustes nos painéis de apresentação ou cancelem sua participação sem a multa pesada que havia anteriormente.
Os roteiristas reivindicam ajustes salariais diante da inflação, pagamento por ganhos residuais e a regulamentação do uso de Inteligência Artificial em produções. Entre os envolvidos nas negociações estão Apple, Netflix, Amazon, Disney, Warner Bros. Discovery, Sony, Paramount e NBC Universal. A greve continua e afeta significativamente a indústria do entretenimento de Hollywood.