Serão construídas duas novas passarelas no Porto de Santos, visando facilitar a travessia de pedestres e ciclistas.
A Autoridade Portuária de Santos confirmou que, além da construção das passarelas, também serão implementadas melhorias na travessia de barcas entre Santos e Vicente de Carvalho.
A primeira passarela será erguida no Valongo, próximo ao Armazém 1, e servirá de conexão para os turistas que chegam por meio de cruzeiros, ligando-os ao novo terminal de passageiros. Já a segunda passarela será construída entre os Armazéns 4 e 5.
Com o intuito de envolver a comunidade, serão realizadas audiências públicas, permitindo que novas ideias e sugestões sejam apresentadas.
A escolha dos locais para as novas passarelas foi feita em parceria com a Prefeitura de Santos.
Além disso, está prevista a melhoria da passarela da Alfândega.
Será criado um espaço dedicado aos ciclistas, com rampas laterais, de forma a eliminar a necessidade deles descerem das bicicletas durante a travessia.
Os detalhes adicionais do projeto serão encaminhados à Prefeitura de Santos para análise do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural (Condepasa).
Após a aprovação, será providenciada a contratação da obra.
No entanto, a passarela da Alfândega, inaugurada em janeiro deste ano, tem apresentado alguns problemas e inconvenientes para os usuários.
Em abril, o elevador da passarela ficou inoperante por 48 horas, e casos de pessoas presas no elevador também foram registrados em mais de uma ocasião.
No mesmo mês, houve um incidente em que um caminhão colidiu com a estrutura da passarela, levando à sua interdição temporária.
Felizmente, não houve danos estruturais significativos e o equipamento continuou operando normalmente.
Em maio, os elevadores da passarela foram alvo de vandalismo, ficando fora de operação por alguns dias.
Após os devidos reparos, voltaram a funcionar adequadamente.