No dia 25 de julho, a EMTU anunciou a abertura da licitação para as obras de reforma, reforço e recuperação da Ponte dos Barreiros, situada em São Vicente.
Os nomes das empresas interessadas serão divulgados na sede da EMTU, em São Bernardo. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado em 28 de junho.
O projeto de reforma tem como objetivo principal ampliar e reforçar a estrutura da ponte, além de duplicar a parte ferroviária, expandir o trecho destinado à circulação de pedestres e aprimorar a infraestrutura rodoviária.
Com uma extensão de 650 metros, a ponte passará por melhorias significativas. Estima-se que as obras sejam concluídas em até 24 meses, contados a partir da ordem de início.
Essa iniciativa marca o início da implantação da Linha 3 do VLT da Baixada Santista, que ligará o Terminal Barreiros à Samaritá, na área continental de São Vicente.
Com aproximadamente 7,5 km de extensão e quatro estações planejadas, o ramal beneficiará cerca de 150 mil pessoas que residem em dez bairros da área continental.
Esses moradores dependem do transporte público para se deslocarem até Santos, município onde se concentra a maior parte das atividades econômicas da Baixada Santista.
O investimento total previsto pelo Governo do Estado para essa fase é de R$ 505 milhões, dos quais R$ 160 milhões serão destinados à reforma da ponte.
Essa iniciativa representa um importante passo rumo à melhoria do transporte na região e ao atendimento das necessidades da população local.