Você sabia que duas das marcas mais famosas do mundo, Adidas e Puma, foram fundadas por irmãos alemães? Essa é uma história interessante, que começou na cidade de Herzogenaurach, na Alemanha, nos anos 20.
Adolf Dassler, apelidado de Adi, começou a fazer sapatos esportivos na lavanderia da sua mãe. Logo depois, em 1924, seu irmão mais velho, Rudolf Dassler, se juntou a ele e eles fundaram a “Gebrüder Dassler Schuhfabrik” (“Fábrica de sapatos dos irmãos Dassler”).
Os irmãos tinham personalidades diferentes, o que acabou se complementando nos negócios. Adi era o visionário, que desenvolvia os sapatos, enquanto Rudi, mais extrovertido, cuidava das vendas. Em pouco tempo, a fábrica já produz sapatos para atletas e o sucesso veio nas Olimpíadas de 1936, em Berlim, quando os irmãos Dassler conseguiram convencer o atleta afro-americano Jesse Owens a usar seus sapatos. Owens ganhou quatro medalhas de ouro usando os sapatos dos irmãos.
No entanto, durante a Segunda Guerra Mundial, tudo mudou. Rudolf foi convocado para a guerra, mas Adolf não. Rudi ficou bravo e acreditava que Adolf, usando seus contatos políticos, influenciou para que somente um dos irmãos fosse convocado. A fábrica passou a produzir tanques de guerra e, após a guerra, a fábrica foi fechada e Adolf teve seus bens confiscados. Mas, felizmente, a fábrica foi reativada e a produção de sapatos recomeçou em 1946.
No entanto, a relação dos irmãos estava abalada e em 1948 eles decidiram se separar definitivamente. Adi fundou a Adidas, enquanto Rudi fundou a Puma. As empresas ficaram em lados opostos de um rio que cortava a cidade de Herzogenaurach, o que gerou uma grande rivalidade entre os irmãos e também entre os moradores da cidade. Eles não se falavam por anos, as lojas vendia sapatos de apenas uma das marcas e seus funcionários eram proibidos de ter qualquer tipo de relacionamento pessoal ou profissional com a outra empresa, até mesmo membros de uma mesma família permaneceram em empresas diferentes.
Mas mesmo com essa rivalidade feroz, as duas empresas continuaram a inovar e criar calçados esportivos de alta qualidade. A Adidas desenvolveu o primeiro calçado de futebol com travas substituíveis, enquanto a Puma criou o primeiro calçado de corrida com sola de borracha. Essas inovações revolucionaram o mundo dos esportes e mudaram o jogo para sempre.
Hoje, a Adidas e a Puma são duas das maiores marcas de calçados esportivos do mundo, presentes em mais de 160 países. A história dessas marcas é uma prova de que, às vezes, os conflitos familiares podem ter consequências gigantescas nos negócios. Mas, no fim das contas, as empresas conseguiram crescer e se tornaram algumas das marcas mais conhecidas do mundo.