Frigoríficos brasileiros registraram forte alta na bolsa de valores nesta quinta-feira (16) devido a relatos de surtos de peste suína na China, o que pode aumentar a demanda por produtos brasileiros. As ações da Marfrig, JBS, BRF e Minerva subiram, respectivamente, 9,75%, 7,64%, 7,32% e 5,23%.
No entanto, alguns analistas alertam que é cedo para avaliar o impacto do surto na indústria brasileira de proteína animal, uma vez que a China ainda está se recuperando do surto anterior da doença. Esse surto reduziu a produção local em cerca de 30% entre 2019 e 2020. Além disso, o fluxo restrito de notícias pode indicar que o surto atual está controlado.
O Itaú BBA também destaca que houve uma consolidação em direção a menos participantes maiores na produção chinesa de carne suína desde a última pandemia. Isso pode mitigar parte do potencial impacto na produção do país. O BBA prefere mais uma vez exposição por meio de exportadores de carne bovina em caso de uma intensificação do surto, mantendo a preferência pela JBS e Minerva ante outros nomes.