Samsung Electronics registra queda expressiva no lucro operacional do segundo trimestre

A Samsung Electronics, gigante da tecnologia e líder mundial na fabricação de chips de memória e smartphones, anunciou na sexta-feira uma queda de 96% no lucro operacional do segundo trimestre. Essa queda, em grande parte em linha com as previsões, foi impulsionada por um excesso contínuo de fichas, originado em grandes perdas nos principais negócios da empresa, apesar de um corte na oferta.

De acordo com um balanço preliminar divulgado pela Samsung, estima-se que o lucro operacional caiu para 600 bilhões de wons (cerca de US$ 459 milhões) no período de abril a junho, em comparação com os 14,1 trilhões de wons registrados no mesmo período do ano anterior. Caso essa estimativa se confirme, será o menor lucro trimestral da Samsung desde o primeiro trimestre de 2009, quando registrou 590 bilhões de wons, conforme dados da empresa.

A estimativa do lucro da Samsung está determinada com o Refinitiv SmartEstimate de 555 bilhões de wons, que leva em consideração a previsão dos analistas mais consistentemente precisos. As ações da empresa (SSNLF) caíram 1,4% no início da manhã, ficando abaixo da queda de 0,6% no mercado mais amplo.

Embora a Samsung ainda não tenha divulgado seus resultados detalhados, espera-se que isso tenha ocorrido em 27 de julho. No trimestre anterior, de janeiro a março, a empresa registrou uma enorme perda de 4,58 trilhões de wons em seu negócio de chips de memória, devido à queda nos preços desses componentes e à redução dos valores de estoque de componentes.

No entanto, os analistas acreditam que as perdas no negócio de chips de memória no segundo trimestre diminuíram devido a um aumento nas vendas de chips DRAM, que são amplamente utilizados em PCs, telefones celulares e servidores. Park Kang-ho, analista da Daishin Securities, observou que embora os preços da memória tenham caído, a queda não foi tão acentuada quanto se temia.

Ao aguardar a divulgação dos resultados completos, os investidores estarão atentos aos sinais do terceiro trimestre, como o impacto do corte na produção, a recuperação da demanda e o potencial de melhoria no mix de lucros da Samsung com produtos DRAM de ponta e memória de alta largura de banda (HBM).

Os especialistas projetam que a desaceleração no mercado de chips de memória, que começou no ano passado, atingirá o fundo do poço no terceiro trimestre, embora uma pequena recuperação possa começar nesse período. Greg Roh, chefe de pesquisa da Hyundai Motor Securities, afirmou que é esperado um sério aumento nos preços da memória DRAM a partir do quarto trimestre, com aumentos trimestrais de dois dígitos previstos a partir do segundo semestre de 2024. Ele afirmou que, diferentemente de seus concorrentes, a Samsung provavelmente manterá seus investimentos em chips de memória este ano.

No setor móvel, a Samsung se prepara para lançar seus mais recentes smartphones dobráveis ​​no final deste mês em Seul, antecipando-se ao cronograma habitual. Essa estratégia é vista pelos analistas como uma tentativa de dominar o mercado de telefones premium por mais tempo, antes que a rival Apple (AAPL) lance seu próximo iPhone.

No entanto, as perspectivas para os lucros móveis da Samsung no terceiro trimestre são confusas, uma vez que o sentimento do consumidor no mercado global de smartphones permanece fraco, apesar de uma leve recuperação nos indicadores recentes. A empresa divulgou que a receita do período de abril a junho provavelmente caiu 22% em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 60 trilhões de wons.

LEIA TAMBÉM