fbpx

Bill Gates: Inteligência Artificial é o maior avanço tecnológico das últimas décadas

O cofundador da Microsoft, Bill Gates, afirmou em um artigo publicado no seu blog, Gates Notes, que a Inteligência Artificial (IA) é o maior avanço tecnológico que ele presenciou em décadas, comparando-a à criação do computador pessoal. Segundo Gates, a IA mudará a maneira como as pessoas trabalham, aprendem, viajam, obtêm assistência médica e se comunicam entre si.

Gates cita a experiência que teve com o ChatGPT, um chatbot desenvolvido pela OpenAI, que ele desafiou a equipe a treinar para passar em um exame avançado de Biologia. O chatbot obteve uma pontuação quase perfeita e Gates pediu para que ele escrevesse uma carta para um pai com um filho doente. O resultado foi uma resposta tão ponderada que provavelmente foi melhor do que a maioria das pessoas naquela sala poderia ter feito. Gates acredita que esta foi a demonstração do avanço mais importante da tecnologia.

Além disso, o executivo destaca que a IA poderá ser usada para salvar vidas, principalmente em países mais pobres, onde muitas pessoas não têm acesso à saúde. As IAs podem ajudar os profissionais da saúde a serem mais produtivos e a melhorar a qualidade de vida da população.

No entanto, Gates alerta que é essencial ter financiamentos confiáveis e políticas corretas para que a tecnologia seja usada para reduzir a desigualdade. Ele reconhece que as empresas não produzem produtos e serviços que ajudem os necessitados e, por isso, é preciso investir em políticas que garantam que a tecnologia seja usada para o bem comum.

Para Gates, a IA será uma evolução semelhante às interfaces gráficas para usuários de computadores nos anos 80, que substituíram os comandos digitados por imagens e ícones para interagir com o PC. A IA será fundamental para transformar a forma como as pessoas interagem com a tecnologia e como a tecnologia pode ser usada para melhorar a qualidade de vida da população mundial.

LEIA TAMBÉM