Marie Kondo criou um método de organização apresentado no livro “Isso me traz alegria” publicado em 2016. A autora enfatiza a importância de descartar objetos que não trazem felicidade ou utilidade em nossas vidas, organizá-los por categoria e escolher um lugar específico para cada coisa em nossa casa.
Segundo Kondo, uma organização pode trazer uma conexão emocional com os objetos e criar um ambiente mais positivo e agradável em casa. Além disso, a autora aconselha a ver a arrumação como um processo contínuo, e não como uma tarefa pontual.
O método não é apenas uma técnica de organização, mas uma filosofia de vida que busca a felicidade e a harmonia através do desapego e da simplicidade. Afinal, ao manter apenas as coisas que realmente nos trazem alegria, podemos nos concentrar no que realmente importa e aproveitar melhor o nosso tempo e espaço.
Marie Kongo tem uma série na Netflix que foi intitulada de “Ordem na Casa com Marie Kongo”. A série foi lançada em 2019, tem 1 temporada com 8 episódios. Foi gravada em formato de Reality-show, Marie ajuda seus cliente a colocar onde na casa e na vida. Vale a pena conferir.
Nesse ano, Marie Kongo deu declaração falando que deixou de se apegar tanto a organização. Marie ganhou notoriedade por incentivar a organização como uma filosofia de vida, mas disse ” agora percebo que o que é importante é aproveitar o tempo com meus filhos em casa” segundo o The Washington Post.
Podemos tirar de lição que a limpeza e a organização de uma casa é de extrema importância. Mas aprender a fazer isso de modo que te sobre tempo para que a casa seja um lar cheio de momentos e pessoas felizes, é ainda mais importante, é primordial. A bagunça faz parte. Organize para viver ao invés de viver só para organizar.