Liga das Nações Feminina: Brasil realiza virada histórica e vence a atual campeã Itália
A seleção feminina de vôlei do Brasil protagonizou uma vitória espetacular sobre a Itália, atual campeã, na Liga das Nações, que ocorreu em Bangcoc, na Tailândia.
A Itália havia derrotado o Brasil na final do ano passado, mas desta vez as jogadoras brasileiras conseguiram reverter a situação de forma brilhante.
Mesmo iniciando o jogo em desvantagem, as atletas brasileiras mostraram garra e determinação, conseguindo igualar o placar e posteriormente assumir a liderança.
No entanto, as italianas não desistiram e conseguiram empatar novamente, levando a decisão para o set de desempate.
No final, o dia pertencia ao Brasil, que se impôs mais uma vez e conquistou a vitória por 3 sets a 2 (26/28, 25/20, 19/25, 25/21 e 15/10), após uma batalha intensa que durou 2 horas e 30 minutos.
A seleção brasileira voltará à quadra nesta quinta-feira (29), às 7h (horário de Brasília), para enfrentar o Canadá em seu segundo jogo da terceira e última semana da fase classificatória da Liga das Nações.
O Brasil está em busca do título inédito na competição, após três vice-campeonatos consecutivos. Com a vitória de hoje, a equipe subiu para a terceira posição na classificação geral, acumulando sete vitórias e duas derrotas.
A Polônia lidera a tabela, seguida pelos Estados Unidos. Por outro lado, a Itália caiu para a oitava posição.
A Liga das Nações reúne as 12 seleções mais bem ranqueadas pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB). As oito melhores equipes da fase classificatória avançam para as quartas de final.
É importante ressaltar que os Estados Unidos já possuem uma vaga garantida nas quartas, uma vez que serão os anfitriões da fase final, que acontecerá de 12 a 16 de julho.
Além de ser uma competição de grande relevância, os jogos da Liga das Nações também contribuem para o ranking mundial da FIVB, um dos parâmetros utilizados para a busca por vagas olímpicas nos Jogos de Paris 2024.
Confira a programação:
Terceira e última semana da fase classificatória – Tailândia.
29 de junho – 07h – Brasil x Canadá.
30 de junho – 10h30 – Brasil x Turquia.
2 de julho – 10h30 – Tailândia x Brasil.
Fase final – Estados Unidos.
12 a 16 de julho.