Khalid ‘Aydd Ahmad al-Jabouri foi morto em uma operação unilateral dos EUA. Al-Jabouri era um líder Sênior responsável por planejar ataques do ISIS na Europa e desenvolver uma estrutura de liderança do grupo.
A morte de Al-Jabouri interromperá temporariamente a capacidade do ISIS de planejar ataques externos, de acordo com o comunicado via Twitter. As operações dos EUA ao lado das forças parceiras no Iraque e na Síria continuarão como parte da campanha para derrotar o ISIS.
Este acontecimento ocorre pouco mais de um mês após um ataque de helicóptero na Síria que matou outro líder do ISIS, Hamza al-Homsi, ferindo quatro soldados dos EUA e um cão de trabalho.
Durante março de 2023, o Comando Central dos EUA realizou um total de 37 operações contra o ISIS no Iraque e na Síria, resultando em 37 agentes mortos e 18 detidos. Essas operações tiveram como alvo membros do ISIS responsáveis pelo planejamento de ataques dentro do Iraque e da Síria, incluindo planos para ataques a instalações de detenção do ISIS na Síria.
Pelo menos 8 militantes do ISIS detidos estavam envolvidos nesses planos. As operações foram conduzidas sob a autoridade do comandante do CENTCOM e da Força-Tarefa Conjunta Combinada-Operação Inherent Resolve, em parceria com as Forças de Segurança do Iraque e as Forças Democráticas da Síria.
Embora a capacidade do ISIS tenha sido degradada, ainda mantém a capacidade de direcionar e inspirar ataques na região e fora do país. E o Comando Central afirmou que nenhum civil foi morto ou ferido no ataque.