fbpx

Missão SpaceX Crew-6 para a Estação Espacial Internacional é adiada em um dia

O lançamento da missão Crew-6 da SpaceX para a Estação Espacial Internacional (ISS), que estava previsto para ocorrer na madrugada de sábado (25) para domingo (26), foi adiado em um dia. Agora, o lançamento está agendado para a madrugada de segunda-feira (27), às 3h45, pelo horário de Brasília, a partir do Complexo de Lançamento 39A no Centro Espacial Kennedy, da NASA, na Flórida.

A missão terá uma tripulação de quatro homens, incluindo o comandante Stephen Bowen, o piloto Warren “Woody” Hoburg, o astronauta especialista em missão Sultan Alneyadi dos Emirados Árabes Unidos (EAU) e o cosmonauta russo especialista em missão Andrey Fedyaev. Esta será a primeira missão de longa duração para um astronauta árabe.

Os astronautas vão atracar a cápsula Crew Dragon Endeavour no porto avançado no módulo Harmony da estação espacial cerca de 24 horas após o lançamento. A missão será transmitida ao vivo pelos canais oficiais da NASA.

A cápsula reutilizável Crew Dragon Endeavour fará sua quarta viagem para o laboratório orbital, após as missões Demo-2, Crew-2 e Ax-1. As duas últimas missões também foram tripuladas pela SpaceX.

Durante a missão Crew-6, duas tripulações da SpaceX estarão na ISS simultaneamente. A tripulação da Crew-6 vai se sobrepor com a tripulação da missão Crew-5 até a chegada da cápsula Endurance, que trará de volta os astronautas da NASA Josh Cassada e Nicole Mann, além do japonês Koichi Wakata e da russa Anna Kikina.

Desta vez, apenas astronautas do sexo masculino estarão a bordo da espaçonave. O veterano Stephen Bowen será o comandante e estará acompanhado de três estreantes: Sultan Al-Neyadi, Andrey Fedyaev e Warren “Woody” Hoburg.

LEIA TAMBÉM