Na última semana, o mercado imobiliário dos Estados Unidos apresentou uma queda no volume total de pedidos de hipotecas, de acordo com o índice ajustado sazonalmente divulgado pela Mortgage Bankers Association (MBA). A diminuição foi de 7,7% em relação à semana anterior. Além disso, a taxa de juros média para hipotecas de 30 anos interrompeu uma sequência de quedas e subiu para 6,39% na semana, após registrar 6,18% no período anterior.
Segundo o vice-presidente e vice-economista chefe da MBA, Joel Kan, o aumento nas taxas de hipotecas foi impulsionado pelas expectativas do mercado de que a inflação persistirá nos Estados Unidos. Como resultado, o Fed deverá manter a política monetária restritiva por um período mais prolongado.
A MBA também divulgou que os pedidos de refinanciamento de empréstimos imobiliários sofreram uma queda de 13% na última semana. Em relação ao mesmo período do ano anterior, a queda foi ainda mais expressiva, registrando uma diminuição de 76%.
Acompanhar as movimentações do mercado imobiliário é essencial para compreender as mudanças econômicas e se adaptar às novas realidades.